domingo, 26 de maio de 2013

Lucas, que câmera eu compro?



Você está pensando em comprar uma câmera? Gosta de fotografia mas não sabe bem por onde começar? Seus problemas acabaram! Ou quase isso. Neste pequeno texto tento ajudar quem tem alguma dúvida nesse sentido com a melhor dica que já recebi e que posso repassar sobre fotografia.


Depois que comecei a fotografar, sempre me perguntam "Lucas, quero comprar uma câmera, qual você me recomenda?", ou ainda "Vi uma com um quadrilhão de megapixels, o que você acha?" e também "Quero comprar a XYZ! O vendedor me disse que o zoom é melhor que o do telescópio Hubble!!".



E agora, José?



Para mim, uma prova de fogo é tirar foto da lua. Pra minha sorte, hoje ela estava cheia, pedindo para ser fotografada! Sem minha câmera e minhas lentes por perto, usei uma câmera amadora emprestada para fazer isso. Fiz alguns ajustes no modo manual e tirei uma foto. Depois, tirei outra foto no modo automático.



Fiquei tão surpreso que resolvi compartilhar as fotos. Apesar de parecerem duas paisagens totalmente diferentes, foram tiradas do mesmo lugar e com apenas 4 minutos de diferença.



Tá curioso(a) pra saber a câmera que eu usei, né?!



É justamente aí que está a minha dica: esqueça um pouco a câmera e foque (com trocadilho, por favor) em você, o fotógrafo. Atenção! Uma câmera melhor não necessariamente vai te fazer um fotógrafo melhor. Invista um pouco do seu tempo em aprender a fotografar e pare de esperar o dia em que você vai ter dinheiro pra comprar aquela mega câmera de um zilhão de megapixels que fala, anda e te chama de mamãe.



Mesmo com uma câmera simples e compacta já dá pra fazer muita coisa interessante. Se tiver alguns recursos manuais, melhor ainda. (Não sabe se a sua tem? Veja se encontra um “M” dentre as opções daquele seletor redondinho que fica na parte de cima da câmera. Esse é o modo manual).



Se você tiver uma grana sobrando, pense em fazer um curso. Em Salvador, recomendo as competentes professoras do Câmara Solar (www.fotocamarasolar.com) e já ouvi falar bem do Labfoto da UFBA (www.labfoto.ufba.br), que tem um preço camarada.



Tá sem grana? Pergunte ao sr. Google ou à srta. Wikipedia sobre os seguintes termos: exposição; diafragma; obturador; ISO; balanço de branco; foco; e profundidade de campo. Pra não ter erro, digite “fotografia” depois de cada termo. Por exemplo, digite “diafragma fotografia” em vez de “diafragma” (a menos que você queira saber mais sobre contraceptivos). Depois, pegue sua câmera e mande ver nos cliques!



Claro que há alguns “poréns” de ordem técnica e também em relação à variedade de câmeras no mercado, mas em essência é isso aí. Se você quer tirar fotos de sua família, viagens, paisagens e coisas do tipo com um mínimo de qualidade, algumas horas de aprendizado fazem toda a diferença. Aí, quando você já estiver empolgado, chame a lua cheia pra posar pra você (e mande a foto pra mim, claro!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E aí, o que você acha?